WhatsApp Image 2021-12-15 at 09.20.54

 

Apresentações do Natal de Águas e Luzes aconteceram na noite da última terça-feira (14) e atraíram público animado

Uma noite especial no Parque Remador atraiu diversas famílias na última terça-feira (14), quando a Carreta Palco (Unidade Móvel Cultural - parceria entre Fundação Cultural e SESI) realizou sua última apresentação na programação do Natal de Águas e Luzes.

Em meio à plateia, o grupo Afoxé Ogun Funmilayó, com seus 16 integrantes, dançou e cantou ao som dos tambores e atabaques, levando um pouco da cultura africana ao bairro. “É muito importante dar acesso à cultura às pessoas dos bairros”, disse Crica Galdino, presidente do grupo.

Apresentação do Afoxé no encerramento da Carrte Palco

 

Esta foi a segunda vez que a carreta esteve no bairro. A primeira, em novembro, atraiu moradores de toda região. Na despedida, o local foi escolhido novamente por comportar boa infraestrutura para acomodar os shows. 

Acomodadas pelo gramado, famílias como a do motorista Gilson Pires organizaram um pequeno piquenique para acompanhar o espetáculo. “Trouxemos tererê,que não pode faltar, e frutas para as crianças". Ao lado da esposa e dos filhos acompanhou pela segunda vez as atrações da carreta no bairro. “Quando tem alguma atração no parque, ficar aqui é muito bom e seguro”.  

A família de gaúchas moradoras do bairro há pouco mais de nove meses estava surpresa com a novidade. “A gente veio na primeira vez e agora, de novo. Estamos acompanhando tudo que tem no Natal da cidade”, disse Laura Vitória, ao lado das irmãs e da mãe.

Família de Laura foi pela segunda vez à apresentação no Parque Remador

 

A aposentada Raimunda Maria também circulou pelo parque com os netos e os filhos. “Moro há 30 anos aqui e, quando tem cultura, as pessoas vêm. (Shows) ajudam a valorizar o bairro, e isso é muito importante para todo mundo que mora aqui”. 

O encerramento dos shows da Carreta Palco foi com a banda Caiçara.

Outros espaços

Simultaneamente ao encerramento da Carreta Palco, na Praça da Paz, dois espetáculos no palco principal arrancaram aplausos empolgados da plateia. Primeiro com a apresentação de Spartaco Avelar e, em seguida, com o musical de Natal Terras das Cataratas, que levou ao palco 60 musicistas das bandas de música do 34º Bimec, da Guarda Mirim e Orquestra Semear Medianeira. 

Encontro de bandas e orquestra encantou público na Praça da Paz

 

Com repertório empolgante, a plateia participou ativamente cantando e interagindo, especialmente com a presença do maestro da banda da Guarda, Vanderlei Silva. “A gente conhece o trabalho dele de muitos anos, acompanha e tem um carinho muito grande. Além disso, nossos filhos fazem parte”, disse orgulhosa a autônoma Alexandra Ferraz. 

Acompanhada da amiga Nilva Souza, ambas com filhos na banda, as duas elogiaram o trabalho do maestro e o papel da música na vida dos filhos Cauã, de 16 anos, saxofonista e Malu, de 15, trompetista. “Eles ficaram mais comprometidos". A oportunidade de vê-los tocando na programação de Natal, na companhia de outros músicos foi inesquecível; “trazer a cultura para o meio da praça é emocionante”, disse Alexandra.

Ao lado, o tenente Leonildo Souza, alocado no Amazonas, acompanhou animado a participação de sobrinhos e amigos no palco. “Esta é uma bela iniciativa”. 

Já no Gramadão, as atrações de terça-feira foram o espetáculo “Encantamento de Natal: A Ponte Mágica”, banda Rádio Vapor e Trio Forró di Fuguera. 

O Natal de Águas e Luzes é uma realização da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Fundação Cultural e parceiros. Confira a programação completa em: https://www.natalaguaseluzes.com.br/.

Fotos Silvio Vera e Adilson Borges