carreta

Apresentações diárias com artistas locais tem conquistado público em todas as regiões da cidade

Desde o início da programação do Natal das Águas e Luzes, a Carreta Palco (Unidade Móvel Cultural) - parceria entre Fundação Cultural e SESI - tem percorrido vários bairros da cidade, oferecendo apresentações musicais. 

“Nosso objetivo era ofertar a essas comunidades um momento de lazer, com música e apresentações artísticas. A descentralização destas atividades faz com que mais pessoas possam aproveitar a programação do Natal de Águas e Luzes”, disse Alexandre Barbosa, diretor de projetos e captação de recursos culturais.

Até o início da semana, a Carreta já havia percorrido os bairros Porto Meira, Jardim das Flores, Jardim São Luiz, Jardim São Paulo, Morumbi e Três Lagoas. Em cada localidade dois artistas realizaram apresentações no período da noite, quando o fluxo de pessoas é maior. 

Os locais escolhidos em cada bairro são pontos de encontro da comunidade, como o Parque Remador no Porto Meira, ou a Praça da Bíblia, no Jardim São Paulo. 

As próximas apresentações acontecem dia 10, na Vila C (em frente ao Colégio Padre Luigi), dia 12 no porto Meira (Colégio Cívico Militar) e dia 14, no Jardim Jupira (Escola Municipal Ponte da Amizade). Os shows iniciam sempre às 20 horas. 

Os artistas foram selecionados pela Fundação Cultural, via credenciamento pelo Corredor Cultural, mas artistas dos bairros também se credenciaram para apresentações voluntárias. As atrações variam em ritmos e gêneros musicais que vão desde o popular, rock, polca paraguaia, modão sertanejo, entre outros. 

Impressões

 

Sofia e Thiago: "apresentação no bairro foi emocionante"

Para a cantora Sofia Goulart, que se apresentou com o acordeonista Thiago Rossato no Morumbi a oportunidade de interação com o público foi muito importante. “Intervenções inesperadas são experiências especiais. No bairro a gente pega esse público em casa. O público fica mais a vontade, com o coração mais aberto. Nosso show é para a família, e crianças tiveram uma participação linda, foi empolgante e acabamos incluindo essas crianças”.  

Para Rossato, o show foi inesquecível. “As crianças participaram ativamente e foi incrível”. O músico Magnum, que também se apresentou, ficou emocionado por tocar no bairro onde cresceu . “Foi uma oportunidade de fazer um som no quintal de casa”.

Ivonete e Adelar: "precisando de alegria"

 

Crianças, idosos e adultos acompanham diariamente os shows. Na plateia da Praça da Bíblia, o casal Adelar Pereira e Ivonete, moradores do Jardim São Paulo II, acompanharam duas apresentações da Carreta. “Achei muito bonito, tá de parabéns esse Natal, divulgando a cultura, a música e dando alegria para o povo, porque estamos precisando de alegria”.

O Natal de Águas e Luzes é uma realização da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Fundação Cultural e parceiros.

Crianças tem participação ativa durante passagem da Carreta

Fotos: Adilson Borge