carro

Teste foi realizado na Avenida Jorge Schimmelpfeng e deverá receber milhares de visitantes nos próximos dias, dentro da programação do Natal de Águas e Luzes

 

Borboletas, bailarinas patinadoras, duendes e claro, o Papai Noel. Está tudo pronto para a primeira Parada de Natal que acontece nos dias 9, 10 e 11 , na Avenida Jorge Schimmelpfeng, a partir das 20 horas, como parte da programação do Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu.

O grande ensaio na noite de quarta-feira (08) levou às ruas do Centro, cerca de 100 integrantes da Cia Sorriso com Arte, do Rio Grande do Sul, integrantes de escolas de balé da cidade e artistas convidados, além de seis carros alegóricos.

O teste serviu de treino para as noites da Parada, e modificou a circulação de carros no local, com interdições parciais nas intercessões com as avenidas Brasil, e com as ruas Marechal Floriano, Benjamin Constant e Almirante Barros. Ao longo dos três dias de desfile, os motoristas deverão tomar caminhos alternativos para que a Avenida Jorge Schimmelpfeng fique livre, das 18 às 22 horas.

De acordo com o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu - Foztrans, as mudanças são simples, mas é necessária atenção por parte dos motoristas.“Uma das vias será tomada pelo espetáculo, saindo de frente da Fundação Cultural,  indo até a Marechal Floriano. A outra via da avenida será ocupada pela população”, comentou Alexandre Barbosa, diretor de projetos da Fundação Cultural.

Os estabelecimentos comerciais no trecho permanecerão abertos, e as vias laterais poderão ser utilizadas para circulação dos veículos e estacionamento. Na Praça do Mitre também foi montado um palco para a banda que acompanhará o desfile e um recuado para autoridades.

Gabi aproveitou a avenida livre de carros para registrar o momento

 

O ensaio de ontem foi acompanhado pelo público que transitava pelo local, caminho entre as atrações principais do Natal, a Praça do Mitre e Praça da Paz. “A gente estava indo assistir o show e paramos um pouco para acompanhar o ensaio. Está tudo lindo com as luzes e fantasias”, disse Gabi Escobar, moradora de Ciudad del Este, que visitou o Natal de Águas e Luzes pela primeira vez. “Vamos voltar mais vezes, está incrível”, disse, acompanhada do filho e do marido.

Outra família de paraguaios também registrou o ensaio na avenida em vídeos e fotos. “A gente precisava era de um espetáculo assim para se animar”, disse Rubens Meza ao lado da esposa, Soledad e do filho.

 

Roseli e o neto: me sinto emocionada

 

Moradora da cidade, a aposentada Roseli Ferreira também estava animada para acompanhar o ensaio. “Fico emocionada de ver esse tipo de espetáculo acontecendo em Foz”.

Preparação

Daniela: "vai ser muito mágico"

A estudante de artes cênicas Daniela Cunha, da companhia gaúcha, ensaiava movimentos leves com sua asa dourada. “Para nós, artistas, esse é um ato de esperança, de reconhecimento do coletivo. Tudo isso será muito mágico”.

Ana Clara: alegria em participar

 

A bailarina Ana Clara Dametto, da escola Duodevant, estava animada. “Me sinto comprometida e feliz por participar de um momento tão importante para a cidade”.

A diretora da companhia, Karine Pissutti acompanhou cada movimento dos artistas durante o ensaio. “Vamos mostrar o que não paramos de fazer durante a pandemia; ensaios, arte e construção do espetáculo, que foi feito especialmente para a cidade, com elementos daqui”.

 A Parada de Natal acontece dias 9, 10 e 11, a partir das 20 horas. A programação de Natal se estende pela Praça da Paz com atrações musicais e feirinha, e no Gramadão da Vila A.

O Natal de Águas e Luzes é uma realização da Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Fundação Cultural, e parceiros. A programação completa pode ser conferida no site https://www.natalaguaseluzes.com.br/. 

Bailarinas preparavam-se para entrar na avenida