Público compareceu em peso às 26 apresentações artísticas ofertadas pelo evento. Programação encerrou com a Feira de Natal neste domingo (07)

 

Mais de 100 mil pessoas participaram do Natal Águas e Luzes de Foz do Iguaçu, incluindo visitação diária aos espaços e o comparecimento em peso às 26 atrações da programação. Após mais de um mês proporcionando muita magia e encantamento, o evento encerrou com a diversidade gastronômica da Feira de Natal, na Praça da Paz, neste domingo (07). 

 

As estruturas também seguem sendo desmontadas no centro e no Gramadão da Vila A, as duas sedes temáticas principais da programação.

 

De acordo com dados fornecidos pela Brigada do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, os espetáculos de Natal, o Show do Frei Gilson, as Paradas de Natal na Av. Jorge Schimmelpfeng e o Show da Virada concentraram o maior número de pessoas no evento. 

 

Além das grandes atrações, a visitação diária aos espaços também foi um destaque neste ano. 

 

Enquanto no Gramadão da Vila A, o cenário composto por mais de 500 mil pontos de luz criaram uma atmosfera lúdica do Natal, na Praça da Paz a Feira de Natal complementou a magia e a união através da gastronomia e do artesanato. Estima-se que mais de mil pessoas tenham desfrutado diariamente do atrativo.

 

Oportunidades


Além de encantar moradores e turistas, o evento gerou oportunidades para centenas de feirantes e artistas locais, que integraram o receptivo lúdico, orquestras e os espetáculos de Natal.
A feirante Selma Cavalcante diz que o evento abriu uma vitrine de oportunidades e impulsionou seus negócios, no ramo da culinária amazônica. “Em relação às vendas, elas foram excelentes, as metas e objetivos foram alcançados, conquistei mais clientes, meu Instagram a cada dia tem mais visibilidade”, ressaltou entusiasmada. 

Selma, assim como os cerca de trinta feirantes, também colaborou para apresentar aos moradores e turistas a diversidade da gastronomia do atrativo. “Eu tenho açaí puro, arroz paraense, tacacá, vatapá com camarão, maniçoba, pato no tucupi, rabada no tucupi, bombom de cupuaçu, suco de cupuaçu e graviola, os salgados unha de caranguejo, saltenha e coxinha de camarão fresco”, comentou. 

 

 

Novidade 


Nesta edição, também foi lançado o concurso de decoração de Natal em três categorias - residencial, comercial e meios de hospedagem - com prêmios de até R$ 10 mil. A iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Turismo visou incentivar a população a integrar o evento e a compartilhar o espírito natalino. A expectativa é ampliar a participação para o próximo Natal. 

 

 

Organização


O Natal de Águas e Luzes foi promovido em uma parceria entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural,  Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

 

Assessoria PMFI

Fotos: Christian Rizzi e Andressa Alves