parada2

Primeira noite do desfile do Natal de Águas e Luzes surpreendeu moradores, visitantes e autoridades

Cerca de 9 mil pessoas acompanharam o primeiro desfile da Parada de Natal da Cia. Sorriso com Arte, na noite desta quinta-feira (09). A performance de mais de 100 artistas que compõem o espetáculo, que integra a programação do Natal de Águas e Luzes, encantou e emocionou moradores de Foz do Iguaçu, turistas e autoridades. 

A apresentação teve início às 20h, na Avenida Jorge Schimmelpfeng, no Centro da cidade, e encerrou por volta das 22h. Quem perdeu o primeiro desfile, ainda tem a oportunidade de acompanhá-lo nesta sexta-feira e sábado (10 e 11).

As alas representativas de elementos como a água, a energia e a fauna, as bailarinas, patinadoras, atores e atrizes da companhia encantaram o público presente. 

Ao som de hits natalinos, com banda ao vivo, o trajeto dos artistas pela avenida foi acompanhado atentamente por adultos, jovens e crianças.

União

Para o prefeito Chico Brasileiro, que acompanhou de perto a apresentação, a alegria transmitida à população foi fruto do empenho entre parceiros. “Esse Natal é resultado de muita união entre os parceiros, mas, acima do investimento, está a paixão pela cidade, e o resultado é o que vemos hoje, algo inovador que veio para ficar”.

Chico Brasileiro: Apresentações representam resultado de união e paixão 

 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, também apontou a união como elemento fundamental para o sucesso do Natal. “Junto com a Prefeitura Municipal, Acifi, Fundo Iguaçu, a Itaipu acreditou que era possível. Hoje digo que esse sonho está sendo realizado. Sinto que essa felicidade não vem só de mim, mas está em todas as pessoas”.

General Ferreira:Natal de Foz é sonho realizado

 

Para Enio Eidt, presidente do Fundo Iguaçu, o Natal é uma semente que poderá gerar um bem maior. “Nossa expectativa é que isso perpetue e seja agregado como produto turístico para a cidade, que o nosso Natal vire mais um atrativo”.

Quem acompanhou o espetáculo, filmou e/ou gravou cada ala que passava pelo corredor da avenida. A empolgação da banda também contagiou quem assistia. “Este ano, bateram o recorde”, disse a professora Yara Suzana Meireles. “Está tudo encantador. Viemos de uma pandemia e agora poder encontrar essa magia que é o Natal é impressionante e faz a gente acreditar que Natal é isso tudo, é amor, é alegria, é esperança, mas também um aviso para que a gente possa viver o hoje”. Acompanhada do marido e da mãe, ela assistiu ao desfile sentada em uma cadeirinha de praia, ao lado do cercado colocado na avenida.

Yara: "Natal é tudo isso; amor, alegria e esperança"

 

Isabelle Bravin Taroba, de 8 anos, estava com a família, da região Norte da cidade, e ficou surpresa com tantas luzes e cores. “Achei que tudo estava muito bom. O carro com a cama, e as bailarinas eram lindos, mas gostei mesmo foi do Papai Noel”. Para a mãe, Fabiana Bravin, a aprovação veio com um elogio. “Muito diferente de tudo que já vi”.

Isabelle e a família: alegria e empolgação durante desfile

 

Ao longo do percurso, pessoas de todas idades acompanharam a performance dos artistas. Para Filomena Rafagin, 93, a parada foi surpreendente.  “Foi a primeira vez que saí para ver o Natal, e achei maravilhoso”.

A empolgação do público também foi sentida pelos artistas. “A energia foi incrível e recebemos muitos pedidos de pessoas que também queriam participar do desfile. Acho que quando há receptividade, há essa troca”, disse a diretora da Cia Sorriso com Arte, Karen Pissutti.

A Parada de Natal será novamente apresentada nesta sexta-feira (10) e sábado (11), a partir das 19h30, na Avenida Jorge Schimmelpfeng. O Natal de Águas e Luzes é uma realização da Prefeitura Municipal, Itaipu BInacional, Fundo Iguaçu, Fundação Cultural e parceiros.

Parada acontece novamente nesta sexta e sábado

Fotos Marcos Labanca